Vamos falar de Segurança?!

Neste momento devemos valorizar a segurança total de clientes e profissionais, para isso nossa Empresa montou um Manual completo de Biossegurança, e vamos compartilhar um pouco deste conhecimento com você!

Quando pensamos na segurança dos seres humanos, animais e meio ambiente falamos de BIOSSEGURANÇA.

A Biossegurança é norteada por órgãos da saúde do nosso país como, Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Vigilância Sanitária.

Seguir as normas é não só respeitar nosso meio ambiente, mas respeitar a saúde dos indivíduos, impedindo, prevenindo e sanando problemas com contaminações de microrganismos.

Durante esta pandemia nossos salões se prepararam para receber os clientes da forma mais segura possível, garantindo a desinfecção dos ambientes e a manutenção de todos os processos, antes, durante e depois dos atendimentos.

Vale apresentar aqui os processos de limpeza de superfícies e materiais que torna inativo bactérias, fungos e vírus. Apresentamos os 3 processos que fazem parte do sistema de inocuidade: LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO.

Limpeza

Superfícies e materiais de uso comum passam pela desinfecção através de lavagem com substâncias que tornam os micro organismos estéreis como sabão, hipoclorito de sódio e enzimas desinfetantes.

 

Desinfecção

A Desinfecção é um processo obrigatório em todos os elementos físicos e estruturais do local. Este processo pode ser realizado com substâncias enzimáticas que eliminam 80% dos micro organismos existentes, pode ser feito através de vaporização, por lavadoras ultrassônicas e por imersões em enzimas adequadas.

 

Esterilização

A Esterilização é o método mais completo de eliminação. Combate 99,9% dos micro organismos existentes em superfícies de vidro, acrílico e aço inoxidável.

 

Vamos conhecer o passo a passo dos 3 processos juntos?

1. LIMPEZA – Retirar todas as sujidades do material, lavar com água, sabão e escovinha e secar

2. DESINFECÇÃO – Após a lavagem, mergulhar o material em solução enzimática ou lavadora ultrassônica. As escovas de cabelo devem passar por desinfecção por lavadora de escovas com desinfecção vaporizada

3. ESTERILIZAÇÃO – Deve ser feita em autoclave. Após a lavagem e desinfecção, secar o material, envelopar em material grau cirúrgico e colocar no procedimento de autoclavagem completa.

Todo material envelopado é aberto na presença do cliente.

 

Estrutura de Biossegurança 

 

Além dos procedimentos em materiais, a estrutura do salão passa por desinfecção geral, todos os dias, a cada 1 hora (chão, maçanetas, superfícies, poltronas, portas e janelas). E o lixo deve ser retirado a cada 1 hora também, em saco branco leitoso apropriado a materiais passivos de contaminação.

Os profissionais são treinados para a autoproteção e a do cliente. Utilizam avental, touca, máscara, face shield e luvas, trocados com a frequência adequada.

Os clientes recebem máscara descartável para poupar a sua durante procedimentos que possam molhar ou manchar, e suas bolsas e pertences próprios são protegidos por segurança.

Na entrada, é medida a temperatura, os pés passam por tapete de desinfecção com solução apropriada e o álcool gel está disponível em todos os ambientes para a desinfecção das mãos e celulares.

Todos estes cuidados visam preservar ao máximo nosso bem maior: Nossa saúde. E deixar nossos clientes seguros e confortáveis, como se estivessem em sua casa.

 

Seguimos rigorosamente os processos em direção à Nossa Missão

” ENTREGAR FELICIDADE ATRAVÉS DE SERVIÇOS DE BELEZA, A TODAS AS PESSOAS DE TODAS AS IDADES E TODOS OS LUGARES”

 

Desejamos a todos uma feliz e saudável estadia em todos os nossos salões!

 

 

Vanda Regina é coordenadora técnica da Rede Jacques Janine.

Há 30 anos no segmento da Beleza, Coach pós-graduada pela Universidade de Ohio, atua efetivamente no desenvolvimento e produtividade de equipes.

 

 

 

2 respostas

  1. Lindo de ver as preocupações de todos as equipe do Jaques Janine ..fico muito feliz de está junto com vcs nessa jornada .sao 10 anos que trabalho nessa rede maravilhosa.Deus abençoe a todos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =