100 anos de Beleza através das gerações

Através das décadas, as modas vêm e vão. Mudam drasticamente, e depois de 20 ou 30 anos, para nossa surpresa, lá estão elas, de novo. E a produção, os cabelos, maquiagens e truques estéticos acompanham a moda e criam suas próprias tendências. A Beleza é mutável! 

Num período de 100 anos, pudemos ver algumas tendências surgindo e outras indo embora. Algumas ainda se reciclaram, foram adaptadas, mas mantiveram seu conceito. Vamos relembrar?

 

1920


Há 100 anos, esse era o ideal de beleza: olhos carregados com maquiagem escura, sobrancelhas finas e batom
vermelho com o arco do cupido exageradamente definido. Na pele, o excesso de pó dava um aspecto pálido, e era complementado com círculos vermelhos nas bochechas. Os cabelos, quase sempre curtos e presos, tinham como penteado mais popular as finger curls e levavam enfeites de penas e brilhos. Nessa época, propagandas em revistas e jornais ganhavam força juntamente com a indústria cosmética, e os roaring twenties foram o início da beleza como conhecemos hoje. 

 

1930

Na década de 1930, as sobrancelhas arqueadas e finas, o batom vermelho e as bochechas coradas mantiveram-se em alta, mas a maquiagem deixou de ser exagerada e quase caricata e passou a ser cuidadosamente desenhada. A quebra da bolsa de Wall Street em 1929 obrigou as mulheres a consumirem menos cosméticos, e a maquiagem de Hollywood era modesta mas sofisticada. Os cabelos ganharam um pouco mais de comprimento, estendendo-se até a altura dos ombros, mas as ondas também continuaram presentes.

 

1940

Os anos 40 foram marcados pela escassez de matérias-primas, embalagens e cosméticos, causada pela II Guerra Mundial. Com isso, a criatividade foi aflorada, e recursos inusitados, como beterraba para tingir os lábios, passaram a ser utilizados. Quem comandava a Beleza da época eram os lábios redondos desenhados além de sua linha natural ,  cintilantes e vermelhos. As sobrancelhas continuavam arqueadas e quase redondas, mas ganharam espessura. Os penteados meio-soltos eram tendência! No entanto, tudo isso era visto majoritariamente nas telas de Hollywood, já que a maioria das mulheres dedicava-se aos trabalhos dobrados com a ausência de homens.

 

1950

Os anos 50 recuperaram todo o brilho e glamour que haviam sido perdidos na década anterior, e essa década lançou alguns dos ícones de moda e beleza que mais conhecemos até os dias de hoje. A obsessão com o vermelho dos anos 40 foi substituída pelos tons rosados, e as bases e pós eram mais importantes do que nunca! Grossas camadas de base eram aplicadas para desaparecer com qualquer imperfeição, e nessa década o delineado gatinho começou a se popularizar. Os cabelos continuavam curtos e a ordem era manter as curvas e os cachos. Alisamento, jamais!

 

1960

Essa foi a década da rebeldia em que tudo mudou. Foi o começo do feminismo e, mais para o final da década, da era hippie. Delineador de traço marcado, cílios inferiores espessos e destacados, formas geométricas, tons frios na maquiagem e pele matte. Nos cabelos, 8 ou 80: pixie cuts super alinhados, como o da eterno ícone Twiggy, ou penteados extremamente volumosos. Ao mesmo tempo em que a mulher dos anos 60 era moderna e irreverente, ela era também hippie e andrógina.

 

1970

A diversidade marcou a década de 1970. Ao passo que o feminismo e o movimento hippie cresciam, algumas mulheres se libertavam da indústria cosmética, o que fez com que a indústria se reinventasse e passasse a apresentar produtos mais “naturais”. Pele natural, sobrancelhas apenas penteadas, sombras em creme, lip gloss, efeito perolado e looks cintilantes. Nos cabelos, franjas, efeito bagunçado, “shaggy”, repicado, mullets, lisos e longos e volumes à la Farrah Fawcett.

 

1980

Os anos 80 foram icônicos, irreverentes e inesquecíveis. A década marcou o início da era das supermodelos, cantoras pop e da introdução de tendências jamais vistas. Na maquiagem, contornos extremamente rosados, cores neon vibrantes, sobrancelhas volumosas. Entre os penteados mais requisitados estavam os cabelos gigantes, altíssimos rabos de cavalo, permanente nos fios e mullets.

 

1990

Como várias outras décadas, os anos 90 apresentaram ideais de beleza jamais vistos. As mulheres também se inspiravam majoritariamente em cantoras e modelos para realçar suas belezas numa época em que tudo era sobre estilo! Os cabelos contavam com os mais diversos penteados, de mini coques, presilhas duplas, cabelo crespo feito com triondas à mechas zebradas extremamente marcadas. Na maquiagem, as sobrancelhas ultrafinas fizeram história! Além disso, usava-se bases mais claras do que a própria pele, sombras cintilantes, glitter corporal e batons com cores frias. As inspirações são muitas!

 

2000

Sobrancelhas finas, bronzeamento artificial, sombras brancas, azuis, lilás e brilhantes, lápis de olho, lip gloss, blush rosa, contorno labial escuro, franjas para o lado, triondas, mechas grossas, babyliss… São muitas referências. As tendências dos anos 2000 em maquiagem e cabelos permaneceram similares às dos anos 90, com a diferença de que a sexualidade aflorada estava em alta! A moda remetia algo futurista, e mulheres eram encorajadas a conquistar sua independência e ter grandes aspirações, empoderamento que refletia em produções irreverentes!

 

2010

A evolução da internet e o avanço das redes sociais revolucionaram essa década quando o assunto é beleza. Os tutoriais do YouTube fizeram seu maior sucesso até meados de 2015, quando o batom Snob da MAC era a maior tendência! Já a maquiagem de Instagram, Kardashian-style, prevaleceu na segunda metade da década. Técnicas de contorno, baking, cut-crease, extensão de cílios, iluminadores brilhosos combinados à pele e batons matte e sobrancelhas micropigmentadas eram exemplos do que fez sucesso na década passada. Nos cabelos, ombré hair, balayage, mechas esfumadas, loiro platinado, cabelos coloridos e cortes bob marcaram a moda!

 

2020

Ainda é cedo para dizer o que será trend na década que acabou de começar. Porém, as coisas já vêm mudando do final da década de 2010 para cá: regatamos algumas tendências dos anos 90 e 2000, a pele matte virou glow, o batom virou lip gloss, o contorno virou face lift, a micropigmentação virou brow lamination, o delineado gatinho virou foxy eyes e o menos é mais! Quais são suas apostas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =