Setembro Amarelo: 4 estratégias para fortalecer a saúde mental

No Brasil, setembro é o mês oficial da prevenção ao suicídio. Mas mais do que isso, trata-se de um momento importante para lembrarmos da importância dos cuidados com a saúde mental, que é tão importante quanto a saúde física. 

Pensando nisso, separamos quatro estratégias que podem afastar pensamentos negativos, aliviar a ansiedade e fazer com que você se sinta melhor. Além de investir nelas, você pode enviá-las para um(a) amigo(a) que precise!

4 estratégias para fortalecer a saúde mental

 

1. Ajuda profissional

O primeiro item da lista é o mais importante! Se você acredita estar lidando com problemas de saúde mental, não negligencie sua integridade e consulte um especialista. Psiquiatras e psicólogos estão disponíveis por meio de consultas particulares, em convênios médicos e no Sistema Único de Saúde (SUS), e podem representar a linha que te separa de transtornos mentais indesejados. 

A terapia com psicólogo é benéfica até mesmo para pessoas que não apresentam problemas de saúde mental. Isso porque, nela, pacientes têm um espaço para desabafar, refletir e entender a si, aprendendo a lidar com seus próprios problemas de forma mais leve. 

2. Exercícios físicos

Os exercícios físicos têm a capacidade de regular neurotransmissores da felicidade no cérebro, como dopamina e serotonina. Por isso, ao praticá-los, você se sente mais feliz e satisfeita. Indiretamente, uma rotina regular de atividades também é responsável por prevenir diversas doenças, o que, consequentemente, fortalece seu bem-estar. 

Além disso, tirar alguns minutos para mover o corpo e suar pode ser uma ótima maneira de “descomprimir” a mente, esquecer dos problemas e ficar mais relaxada!

3. Tirar um tempo para si

Independentemente de sua profissão, é provável que você tenha uma rotina agitada e, muitas vezes, esqueça de seus interesses e passatempos. Dessa forma, você acaba negligenciando sua identidade e se afastando do que te torna você mesma.

O excesso de trabalho e responsabilidades, com momentos de lazer comprometidos, pode levar ao esgotamento, ocasionando uma possível Síndrome de Burnout e transtornos como ansiedade e depressão. Por isso, seja rígida quando o assunto é o tempo para si: não abandone suas séries e livros favoritos e hobbies como costura, pintura, escrita e muito mais. Tente começar reservando ao menos uma hora todos os dias para si.

4. Cuidados com a beleza

Sua saúde mental também pode ser cuidada de fora para dentro. Afinal, uma autoestima fortalecida pode te ajudar a se preparar para os desafios do dia a dia com mais confiança e força. Por isso, agende um horário no Jacques Janine mais próximo de você.

Nossas unidades contam com diversos serviços de beleza e bem-estar, como serviços capilares, manicure, massagens, estética e muito mais. Sentir-se linda pode te ajudar a recuperar a autoconfiança e ser um passo importante na jornada em busca da saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 15 =