Exagerei no sol, e agora? Saiba como recuperar pele e cabelos depois de uma temporada intensa de bronzeamento

O verão é tudo de bom: sol, praia e piscina para se refrescar depois de dias intensos de calor e bom humor. Mas quando passamos do ponto e exageramos na exposição solar, pele e cabelos podem pedir socorro!

A seguir, saiba como voltar aos eixos e curtir o verão com moderação.

Passo 1: contenção de danos

Se as queimaduras de sol te pegaram de jeito, o primeiro passo é conter o calor com um banho de água fria. Em seguida, use e abuse das loções pós-sol, principalmente as que tenham aloe vera em sua composição. Se você estiver perto de uma plantação de babosa, também pode utilizar a planta para acalmar a pele.

Além disso, ingira muita água para conter a desidratação. E atenção: aplicar agentes estranhos, como pó de café ou creme dental, é furada! 

Para os cabelos, invista em cremes de hidratação que podem ser aplicados durante a noite e removidos na manhã seguinte. A umectação — aplicar óleos vegetais nos fios durante a noite — também é uma boa opção.

Passo 2: recuperação

Pexels

Para se recuperar dos danos causados pela exposição solar, continue tomando muita água ao longo dos dias. Na pele, aplique cremes de hidratação intensa e evite, ao máximo, a exposição ao sol. No entanto, se for sair, aplique protetor solar com fator de proteção solar 50 ou maior e reaplique periodicamente. Evite, também, mergulhar na água salgada.

Nos cabelos, alterne entre máscaras de reconstrução e nutrição, conforme orientado por um especialista. Evite banhos de água quente e fontes de calor, como secador e chapinha.

Passo 3: prevenção

Depois de recuperada, é hora de partir para mais uma aventura. Para reduzir possíveis danos, lembre-se de usar muito protetor solar com fator de proteção alto, evitando bronzeadores e aceleradores. Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou sempre que entrar na água. Esse passo deve ser realizado todos os dias, mesmo fora do verão.

Nos cabelos, siga um cronograma capilar com nutrição, reconstrução e hidratação. Além disso, invista em leave-ins com fator de proteção solar para a saúde dos fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =