Praia, piscina, calor e dias mais longos e alegres fazem o verão ser a estação mais amada do ano por aqui. No entanto, em meio a tantos desgastes externos, como garantir que os cabelos estejam sempre bonitos e saudáveis? Selecionamos algumas dicas incríveis de nossos hairstylists para você. Confira:
Cabelos descoloridos e com química
- Máscaras
A hidratação é a sua melhor amiga! Os raios solares e a água carregada de sal ou cloro podem fazer com que as madeixas percam nutrientes – principalmente cabelos loiros, que estão naturalmente mais propensos aos danos. Por isso, é importante intercalar entre máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução para que todos os ingredientes vitais de um cabelo saudável sejam mantidos durante o verão.
- Protetor térmico
A radiação UV causa ressecamento nos fios. Por isso, protetores térmicos com fator de proteção solar são indispensáveis! Produtos específicos para a exposição ao sol são ainda melhores.
- Enxágue
A água com sal ou cloro intensifica o desgaste e torna ainda mais difícil a manutenção dos cabelos saudáveis. Por isso, após um mergulho, sempre lave os cabelos com água doce! Ela garantirá que os nutrientes não se percam.
- Cabelo verde, não!
O loiro esverdeado pós piscina é o maior pesadelo de toda loira. Para isso, existem algumas soluções. Entre elas, lavar os cabelos com água corrente antes do mergulho, pois isso dificulta que o sulfato de cobre, responsável por esverdear os fios, penetre. Além disso, lavar os cabelos com xampu antirresíduos após o mergulho também pode ajudar. No entanto, cuidado: se você realizou a descoloração há menos de um mês, nem pense em piscina!
O visagista Leandro Ferreira, da Maison Jacques Janine, recomenda a linha Blond Absolu, de Kérastase, para manutenção dos cabelos loiros no verão: “essa linha é indicada para todas as loiras e grisalhas que passam o verão em praias ou piscinas. Além disso, a rotina de cuidados em casa é fundamental, principalmente nesta temporada!”.
Cabelos cacheados e crespos
O visagista Tiago Costa, do Jacques Janine Shopping Center Norte, é especialista em cabelos cacheados e crespos e nos deu dicas valiosas:
- Evite o calor excessivo
Os cabelos cacheados e crespos são muito sensíveis à temperatura, além de serem naturalmente mais secos. Portanto, a água do chuveiro deve ser sempre morna. A temperatura do secador também deve ser amena. Já dá para imaginar o que o calor do verão faz com os fios mais curvados, né?
- Use os produtos corretos
Para prevenir a desidratação dos fios, utilize antitérmicos, BB Creams e óleos. “Sempre ao término do mar ou da piscina, usar shampoos específicos, de preferência os veganos, que limpam os fios de uma forma adequada e deixam a oleosidade no fio”, explica Tiago. “E uma vez por semana, também é importante realizar a hidratação com máscaras específicas para cada tipo de curvatura”. Finalize com leave-ins ou cremes de pentear adequados também ao tipo de cacho.
- Faça umectação
A umectação é uma grande aliada das crespas e cacheadas. Porém, utilize os óleos corretos: óleo de girassol, óleo de abacate, óleo de amêndoas… Já óleo de coco ou azeites, nem pensar!
Cuidados gerais
A hairstylist Bruna Nunes, do Jacques Janine Jardins, deu ainda dicas gerais para todos os tipos de cabelo:
- Aposte em coque alto
Não mergulhar o cabelo dentro da água com sal, cloro ou sulfatos é sempre a melhor opção. Por isso, aposte em coques altos, que protegem os cabelos e conferem um visual moderno ao look.
- Evite fontes de calor
Se livrar de ferramentas térmicas – como secador e chapinha – nesse período é de suma importância, pois o cabelo já tende a ficar ressecado por conta do sol excessivo. O ideal é que seja feito o uso de ótimos protetores térmicos com proteção UV e que as madeixas fiquem livres para secar naturalmente.
- O pré e o pós
A umectação noturna deve ser feita na noite anterior à exposição ao sol. Já a hidratação é extremamente importante no after beach!
E você, já seguia as dicas de nossos profissionais antes?
Uma resposta
Amei as dicas, meu cabelo agradece !!!