Coronavírus: saúde em tempos de quarentena

Estar confinado em casa não é fácil. É um desafio de convivência familiar e um teste de autoestima para quem mora sozinho. Nos sentimos desanimados, desmotivados e isolados. Por isso, separamos 5 dicas para manter a saúde – física e mental – enquanto nos prevenimos da COVID-19.

 

  1. Tome Sol

Parece simples, mas é essencial. Os raios solares são responsáveis por 80 a 90% da Vitamina D recebida pelo corpo. A ausência dessa Vitamina pode causar problemas sérios de saúde, como: depressão, (mau humor, desânimo), problemas de memória, infecções, fadiga, entre outros.

Por isso, acorde cedo e aproveite o sol da manhã! Pode ser no quintal, na varanda e até na janela.

 

  1. Exercite-se

A preguiça pode bater forte quando estamos em casa. No entanto, é importante focar nos exercícios físicos e dar um “chega pra lá” no sedentarismo!

Existem alguns aplicativos ótimos para treinar em casa, como o Nike Training Club e o Exercícios em Casa, ambos disponíveis para iOS e Android. Neles, você tem acesso à exercícios fáceis que não precisam de equipamentos, além de definir uma rotina de treinos e garantir o acompanhamento de suas medidas.

Há também alguns influencers digitais que são personal trainers e compartilham seu conhecimento em aulas fáceis e gratuitas. Você pode pesquisar um que te agrade e começar a seguir os treinos a partir de hoje! (Lembrando que os exercícios devem respeitar as limitações de cada um. Consulte seu educador físico ou médico antes de iniciar uma rotina de atividades!).

Os exercícios físicos fazem com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar que ajudam a reduzir sensações de ansiedade e stress. Por isso, se você tem sentido a angústia de tudo o que tem acontecido no mundo, aposte em treinos para exercitar o corpo e aliviar a mente!

 

  1. Descanse

Aproveite este momento para descansar o corpo e a mente. Estando em casa, podemos nos sentir compelidos a trabalhar ainda mais. Isso se deve ao fato de que, depois de se acostumar com uma rotina estressante, um dia tranquilo de home office faz parecer que você não trabalhou o suficiente. Mas é o contrário: você trabalhou e manteve a calma e a paz interior. Por isso, não se cobre: curta o tempo em casa e descanse. Trabalhar de pijamas na cama, uma vez ou outra não vai fazer mal. Durma até mais tarde, tire pausas mais longas e aproveite o tempo com seus familiares e pets. Se você vive só, curta a sua própria companhia! Assista séries, leia livros e permita-se consumir conteúdos leves, que entretenham e não tenham relação com trabalho ou política.

Seu corpo vai agradecer as horas a menos passadas no trânsito ou no transporte público. Sua mente vai agradecer um momento de tranquilidade e escape da realidade.

 

  1. Adapte sua rotina

Sem as horas desperdiçadas em trajetos para chegar ao trabalho e com os compromissos reduzidos, nosso dia-a-dia pode mudar bastante. Por isso, é importante criar novos hábitos e manter alguns dos antigos, criando uma rotina adaptada ao home office.

Com tanto tempo em casa, podemos sentir a autoestima se esvaindo. Uma boa saída é seguir os passos que realizamos normalmente antes do trabalho: tome um banho, maquie-se e troque de roupa. A sensação de estar arrumada ajuda a elevar a autoestima, além de te deixar pronta para aquela videoconferência de emergência!

Tenha também uma área de trabalho, para que entre completamente no ambiente corporativo. Como dissemos no item 3, descansar é importante e podemos até trabalhar um dia ou outro de pijamas na cama, mas ter um local para trabalho é essencial para conseguir mergulhar em uma nova rotina.

 

  1. Medite

Meditar ajuda a controlar a ansiedade, diminuir o estresse, promove o autoconhecimento e melhora o sono. Reserve 30min da sua rotina da quarentena, procure um lugar calmo em casa, sente em uma postura confortável, controle a respiração e foque na atenção. Se ainda não tiver prática, conte com a ajuda de aplicativos de meditação, como o Sattva e o Medite.se, ambos disponíveis para iOS e Android. A técnica é ideal para acalmar a mente nesse período de caos.

 

Essa pausa involuntária nas atividades do dia-a-dia é um momento de olhar para o nosso interior e refletir sobre muitas questões. Não estamos vivendo um momento fácil, mas com pequenas ações podemos ressignificá-lo cuidando de nós mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima